27/06/2017

9 - O GRANDE EDUCANDÁRIO

Resultado de imagem para terra educandario

Livro ROTEIRO - Emmanuel/Chico Xavier
Capítulo 9 - O Grande Educandário



De portas abertas à glória do ensino, a Terra, nas linhas da atividades carnal, é, realmente, uma universidade sublime, funcionando, em vários cursos e disciplinas, com dois bilhões de alunos, aproximadamente, matriculados nas várias raças e nações.

Mais de vinte bilhões de almas conscientes, desencar-
nadas, sem nos reportarmos aos bilhões de inteligências
sub-humanas que são aproveitadas nos múltiplos serviços
do progresso planetário, cercam o domicílio terrestre,
demorando-se noutras faixas de evolução.
Leia mais...
Para a maioria dessas criaturas, necessitadas de experiência

nova e mais ampla, a reencarnação não é somente um impositivo
natural mas também um prêmio pelo ensejo de aprendizagem.

Assim é que, sob a iluminada supervisão das Inteligências
Divinas, cada povo, no passado ou no presente, constitui
uma seção preparatória da Humanidade, à frente do porvir.

Ontem, aprendíamos a ciência no Egito, a espiritualidade
na Índia, o comércio na Fenícia, a revelação em Jerusalém,
o direito em Roma e filosofia na Grécia. Hoje, adquirimos a
educação na Inglaterra, a arte na Itália, a paciência na
China, a técnica industrial na Alemanha, o respeito à
liberdade na Suíça e a renovação espiritual nas Américas.

Cada nação possui tarefa especifica no aprimoramento
do mundo. E ainda mesmo quando os blocos raciais, em
desvairo, se desmandam na guerra, movimentam-se à
procura de valores novos no próprio engrandecimento.

Nós círculos do Planeta, vemos as mais primitivas
comunidades dirigindo-se para as grandes aquisições
culturais.

Se é verdade que a civilização refinada de hoje voa,
pelo
mundo, contornando-o em algumas horas, caracterizando
-se pelos mais altos primores da inteligência, possuímos
milhões de irmãos pela forma, infinitamente distantes do
mundo moral.
Quase nada diferindo dos irracionais, não conseguiram
ainda fixar a mínima noção de responsabilidade.

Os anões docos da Abissínia, sem qualquer
vestuário e
pronunciando gritos estranhos à guisa de linguagem, mais
se assemelham aos macacos.

Os nossos irmãos negros de Kytches passam
os dias
estirados no chão, à espera de ratos com que possam
mitigar a própria fome.

Entre grande parte dos africanos orientais, não
existe
ligação moral entre pais e filhos.

Os Latucas, no interior da África, não conhecem
qualquer
sentimento de compaixão ou dever.

Remanescentes dos primitivos habitantes das
Filipinas
erram nas montanhas, à maneira de animais indomes-
ticáveis.

E, não longe de nós, os botocudos, entregues
à caça e
à pesca, são exemplares terríveis de bruteza e ferocidade.

No imenso educandário, há tarefas múltiplas e
urgentes
para todos os que aprendem que a vida é movimento,
progresso, ascensão.

Na fé religiosa como na administração dos
patrimônios
públicos, na arte tanto quanto na indústria, nas obras de
instrução como nas ciências agrícolas, a individualidade
encontra vastíssimo campo de ação, com dilatados
recursos de evidenciar-se.

O trabalho é a escada divina de acesso aos
lauréis
imarcescíveis do espírito.

Ninguém precisa pedir transferência para
Júpiter ou
Saturno, a fim de colaborar na criação de novos céus.
A Terra, nossa casa e nossa oficina, em plena paisagem
cósmica, espera por nós, a fim de que a convertamos
em glorioso paraíso.

Nenhum comentário:

Prece belíssima!

"O lírio que floresce no lodo é uma estrela de Deus que, brilhando no charco, jamais se contamina." (André Luiz)

Meu coração é uma estrela

Meu coração é uma estrela, e eu fui criado para o bem e para a luz!...
Não fui criado para o mal, nem para a corrupção.
Não recebi uma alma para transfigurá-la em espectro do lodo.
Não fui feito para o vício e a degradação.
Meu corpo é santuário sagrado criado para a exteriorização do amor e da luz.
Meus sentimentos são pérolas que não devo dividir com a imundície.
Meu pensamento é matéria sutil que devo dirigir para as criações superiores.
Minha vontade é alavanca que deseja meu Deus me projete no rumo da paz e da glória.
Situou-me Ele no mundo para que eu me livre do animal que ainda sou e não que o perpetue em mim.
Preparou-me Ele o espírito para a perfeição da angelitude e não para a degradação infamante da forma.Soprou-me na mente o progresso e não o gelo da estagnação.
Portanto, estou no mundo em aprendizado e não em escravidão; em busca da luz e não das trevas; forjando a sublimação e não o retrocesso.
Situa-me, Senhor, dentro desta verdade, e me ampara os caminhos para que eu não ceda às tentações do mundo.
Que eu sirva quanto esteja em mim servir; que eu ame quanto possa; que estenda as mãos e ampare sempre; que esteja próximo quando necessitado; que eu caminhe distribuindo o melhor de mim; que possam contar comigo todos os irmãos do mundo, mas te peço Pai:
não permite que eu me iluda, me vicie e me perca nele, por ingenuidade ou invigilância, e assim, cego, equivocadamente substitua valores e me afaste de Ti, cada vez mais, para meu próprio prejuízo e infelicidade!...

Assim seja!

Prece ditada por André Luiz - Instituto de Estudo, Pesquisa e
Divulgação Espírita André Luiz - Curitiba, PR


PayPal Logo

Cadastre-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

OBRAS BÁSICAS

Leia e divulgue as obras básicas da doutrina espírita. "A maior caridade que podemos fazer em relação à Doutrina é a sua própria divulgação"

Vibrações Online - Clicar no link abaixo

PASSE VIRTUAL - Clicar no link abaixo